A Casa

Fundação

O Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo, localizado nesta cidade, na Rua Olavo Guimarães Correa, 458 – Jardim Urano, através de seus diretores sob a direção do Presidente Dr Jercelino Miguel Campanha e na presença dos Diretores José de Faria, Waldir Cressoni, José Ribeiro de Aguiar, Ângela Zanardi Zago, Paulino Zago e particularmente a Sra. Marcolina Maria da Costa Faria e seu marido José de Faria, idealizaram a criação de uma obra assistencial que atendesse criança em idade escolar. A ideia começou a ser divulgada nas reuniões públicas do Centro e a ganhar vulto, até que em 30.05.1982 a atividades tiveram início no próprio salão do Centro, atendendo a 10 crianças.
            A obra recebeu o nome de Casa de Eurípedes, em homenagem a Eurípedes Barsanulfo, patrono do Centro. Em regime precário, a obra funcionou até que em 02.02.1983, foi composta a sua primeira diretoria, indicada pela diretoria do Centro, em conformidade com o estatuto e que ficou assim constituída: presidente: Sr. José de Faria; vice-presidente: Jercelino Miguel Campanha; tesoureiro: Dr. Waldir Cressoni; secretária: Maria Emília Cartapattti; diretora de promoções humanas: Marcolina Maria da Costa Faria; Conselho Fiscal: Oscily Buosi Pereira Ramos, Carlos Leite Paiva e Maria Lucia Rodrigues Cressoni.
            Nesta época, a alimentação era mantida pelos próprios diretores da obra e do Centro, os cursos eram ministrados por voluntários e às vezes pelos próprios diretores. Com a doação de uma pequena casa ao lado do Centro, pelo Sr. José de Faria, as atividades foram ampliadas e no final do ano de 1983, aproximadamente 20 crianças eram atendidas pela obra. Devido à grande procura e falta de espaço a diretoria entrou com um pedido na Prefeitura Municipal, para aquisição de um terreno, para construção de sua sede própria.
            Após infindáveis entrevistas e contatos políticos, visitas e outras burocracias, eis que a prefeitura fez doação de uma área, localizada na Rua Olavo Guimaraes Correa, 600, bem próximo ao Centro.
            O projeto de construção foi elaborado e no primeiro sábado do mês de fevereiro de 1987, iniciou-se a limpeza e terraplanagem do terreno. A partir daí todos os sábados, domingos e feriados, pessoas voluntárias ligadas ao Centro ou a obra, lá iam oferecer os seus serviços, cavando buracos, amassando barro ou cimento, carregando telhas ou placas, etc. Muitos calos, esfolamentos, ferimentos e dores musculares serviram de remuneração para esses trabalhadores, aos quais a alegria e o entusiasmo eram maiores e superavam todos os obstáculos, permitindo que a construção avançasse.
            Convém ressaltar que nenhuma verba municipal ou governamental ajudou na construção, tendo os recursos originados de promoções realizadas pela diretoria ou doações de amigos e colaboradores relacionados com o mesmo ideal. Graças, principalmente ao número de amigos que apresenta o então presidente, Dr. Ariovaldo Machado Castanheira (Vadinho), toda ferragem, grande parte do cimento e a maioria dos outros materiais utilizados na construção, foram conquistados através de doações.
            Com muito esforço da diretoria e boa vontade dos voluntários e colaboradores, cada parede foi sendo erguida e em setembro de 1987, para alegria geral, finalmente 50 crianças puderam ter o privilégio de frequentar a nova casa, mais espaçosa, mais arejada e onde até hoje recebem todos os dias: amor, educação e proteção.
            Quando de sua criação a Casa de Eurípedes tinha como objetivo promover os menores carentes, de ambos os sexos com idade de 7 a 16 anos, sem distinção de cor, raça, condição social, credo político ou religioso, devidamente triados pela maior necessidade social de atendimento, dentro das possibilidades da sociedade, procurando dar-lhes encaminhamento e orientação para vida digna, através de educação em várias áreas do conhecimento, tais como: reforço escolar, moral crista, musica, higiene, lazer, profissionalização, horticultura, boas maneiras e outras atividade afins, procurando conscientiza-los durante a fase de crescimento, dentro da faixa escolar de 1º e 2º graus.

Construindo um Sonho

Eguendo a Estrutura

Início das Atividades na Casa de Eurípedes em setembro de 1987

Primeira Reportagem

Quem é o Nosso Patrono

Nosso patrono, Eurípedes Barsanulfo nasceu em Sacramento, na região do Triângulo/Alto Paranaíba, Estado de Minas Gerais, em 1º de maio de 1880. Filho de Hermógenes Ernesto de Araújo e Jerônima Pereira de Almeida, manifestou bem cedo profunda inteligência e senso de responsabilidade. Ainda bem moço, porém muito estudioso e com tendências para o ensino, foi incumbido pelo seu mestre-escola de ensinar aos próprios companheiros de sala de aula. Estudou homeopatia e criou uma farmácia no fundo e sua casa, assim atendia população carente.
            Aos 22 anos fundou a escola Liceu Sacramentano, trazendo a juventude uma escola com nível médio e superior, onde foi professor lecionado Frances e Geografia. Compreendia que a transmissão de cultura ás crianças e jovens era antes de tudo uma missão.
            Respeitável representante político de sua comunidade, tornou-se secretário da Irmandade de São Vicente de Paulo, tendo participado ativamente da fundação do jornal Gazeta de Sacramento e do Liceu Sacramentano. Logo, viu-se guindado à posição natural de líder, por sua segura orientação quanto aos verdadeiros valores da vida.
            No dia 1º de abril de 1907, Eurípedes fundou o Colégio Allan Kardec. A instituição se tornou verdadeiro marco no campo da educação, ensinando, entre outras disciplinas, Astronomia e Fundamentos da Doutrina Espírita.
            Entre 1907 e 1912, Eurípedes Barsanulfo foi vereador de Sacramento. Trabalhou, e muito, em benefício da comunidade.
            O educandário tornou-se conhecido em todo o Brasil, tendo funcionado ininterruptamente desde a sua inauguração, com a média de 100 a 200 alunos, até o dia 18 de outubro, quando foi obrigado a fechar suas portas por algum tempo, devido à grande epidemia de gripe espanhola que assolou nosso país.
            Eurípedes Barsanulfo seguiu com dedicação as máximas de Jesus Cristo até o último instante de sua vida terrena, por ocasião da pavorosa pandemia de gripe espanhola que assolou o mundo em 1918, ceifando vidas, espalhando lágrimas e aflição, redobrando o trabalho do grande missionário, que a previra muito antes de invadir o continente americano, sempre falando na gravidade da situação que ela acarretaria.
            Vitimado pela referida doença, Barsanulfo desencarnou às 18 horas do dia 1º de novembro de 1918, aos 38 anos de idade, rodeado de parentes, amigos e discípulos. Manifestada em nosso continente, a gripe veio encontrá-lo à cabeceira de seus enfermos, auxiliando centenas de famílias pobres. Havia chegado ao término de sua missão terrena. Em verdadeira romaria, Sacramento em peso acompanhou-lhe o corpo material até a sepultura, sentindo que ele ressurgia para uma vida mais elevada e sublime.

Eurípedes deixou uma história rica, humana e profunda.

Novos Rumos

  Em 1990 Com a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente novos rumos foram tomados vindo a substituir as atividades iniciais por oficinas de atendimento para crianças inseridas em escolas de Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano. Até o ano de 2018 a instituição tinha como meta de atendimento 140 crianças no período tarde. Em 2019 ampliamos nosso atendimento para 240 crianças e passamos a atender no período matutino e vespertino.
            A Casa de Eurípedes é uma Instituição filantrópica de caráter assistencial, sem fins lucrativos, com sede própria, que atende 222 crianças e adolescentes de o Ensino Fundamental, em situação de vulnerabilidade e risco social, após realização de triagem por equipe técnica. O período de funcionamento da instituição é de 2ª a 6ª feira das 7:00 às 18:00 e de atendimento de 2ª a 6ª feira das 07:00 às 12:00 e das 13:00 às 18:00 horas.
            A Instituição realiza seu trabalho através de projetos e parcerias, atualmente contamos com a parceria da Secretaria Municipal de Educação no projeto de Ações Complementares no Contra Turno Escolar, parceria do SESC no Projeto Mesa Brasil, parceria da Secretaria Municipal de Esportes com as atividades de  Judô, parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social/CMDCA – Projeto Crescer, Parceria com a Secretaria de Agricultura/Abastecimento na alimentação e suporte na nossa horta e a Parceria com a UNIRP que dá apoio, suporte e capacitação de acordo com a necessidade da instituição e seus atendidos.
            Nosso trabalho visa minimizar a exposição de crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social, garantindo dessa forma sua proteção e o desenvolvimento de suas potencialidades, fortalecendo dessa forma os vínculos familiares e comunitários, de atividades sócias educativas, pedagógicas, acolhimentos, visitas domiciliares, orientações e encaminhamentos a rede de serviços socioassistencial, grupos de fortalecimento de vínculos com crianças e famílias, oficinas recreativas, educativas, pedagógicas, esportivas e culturais no intuito de construir um espaço de convivência, formação e participação para a cidadania estimulando o protagonismo social e autonomia a partir de seus interesses de acordo com sua fase de desenvolvimento.
            Realizamos atividades de cunho educativo e social para ampliar o conhecimento pedagógico,  formal, cultural, lúdico e o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, através de estratégias e intervenção, para aprimorar a interação, aprendizagem, sociabilidade e garantir a proteção social das crianças e adolescentes.
            Colaboramos com desenvolvimento integral das crianças e durante o período de atendimento além das atividades, oferecemos café da manhã, lanche e almoço para as refeições diárias. Nossa equipe técnica de trabalho é composta por Coordenador Pedagógico, Pedagogas, Monitores (graduados em pedagogia e educação física), Assistente Administrativo, Auxiliares de Limpeza e Cozinheiras em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Contamos também com Assistente Social e Psicóloga pago com recursos próprios da instituição e da Secretaria Municipal de Assistência Social, todos preparados para aplicar uma nova dinâmica de trabalho, buscando atividades alternativas, que visem à integração dos atendidos, promovendo o desenvolvimento das suas potencialidades individuais e coletivas. Contamos também com a participação da comunidade nas atividades desenvolvidas pela instituição, no Programa de Voluntários interessados em dedicar parte de seu tempo e talento nas atividades, contamos com aproximadamente 50 voluntários que auxiliam na realização de bazares, oficinas, eventos e outras atividades, objetivando a arrecadação de recursos e apoio nas atividades realizadas pela instituição.